quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

“COM O CORAÇÃO NA BOCA” DE VINICIUS FERNANDES CARDOSO



Inicio o ano de 2019 comentando um livro que me marcou muito a sua leitura.
O escritor e poeta Vinicius Fernandes Cardoso traz a público seu “apanhado poético”, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura de Contagem. Trata-se de “Com o coração na boca” (Edição do autor).
Vinicius, ora Influenciado por grandes poetas clássicos da literatura brasileira e universal, ora pelos do universo beat; surpreende com uma interessante obra literária. O livro vem dividido em seis trabalhos escritos desde seus 17 anos, que são: “Arroubos e rompantes” (1999), “Leituras e andanças” (2004), “A alma dos bairros” (2007), “Nômade” (2008), “Novos poemas” (2009 em diante) e “Tirando a poesia do asfalto”.
Nesse apanhado poético observa-se que a obra vai se desvendando a cada página, principalmente porque o autor\poeta nos embriaga e inebria com inúmeras pistas de sua trajetória de vida, quase explicitando e desnudando sua alma. Realmente é o que se pode dizer: um trabalho “com o coração na boca”.  Sua escrita, ao mesmo tempo, que apresenta nuances clássicas, se expressa de maneira despojada. Sua poética poderia muito bem considerar-se inacabada, mas no sentido de que muito tem, ainda, a oferecer à nossa literatura. Um intenso sentimento existencial nas entrelinhas dos poemas enche o leitor aos poucos de ‘calmaria e graça’, sem pressa e sem pressão. Os poemas apresentados, principalmente na primeira obra, são ótimos para uma reflexão sobre a nossa literatura brasileira, principalmente aos jovens que buscam uma boa arte poética. A forma como o livro foi dividido (partes que são na verdade, livros completos) não cansa o leitor, mas o emociona com a profundidade vivencial, sentimental e existencial do autor, pois cada um deles representa a época em que foi escrito. Enfim, um trabalho de expressivo valor. Se a dedicatória por si só, se tornou extensa, cabe aqui o que bem disse Leila Miccolis, maior representante do Movimento Marginal Literário Brasileiro, quando afirma que a única coisa que nenhum crítico tem o direito de se manifestar numa obra alheia, é sobre a dedicatória, já que a mesma trata-se de algo muito pessoal do autor, por isso isenta de críticas.
Vinícius Fernandes Cardoso nasceu em Belo Horizonte-MG, em 1983. Em 13 de outubro de 2001, com outros sete criadores literários de Contagem-MG, fundou a Academia Contagense de Letras (ACL). Desde 2004 colabora com o Jornal Regional Contagem.
“Com o coração na boca” é um trabalho bem burilado, inclusive pelo esmero que se nota desde a escolha do papel\miolo, fotografias de capa contracapa e do seu contexto geral. Vale conferir.


2 comentários:

Vinícius disse...

Tenho certeza que o meu apanhado poético ficou lisonjeado de receber comentário vindo de quem veio. Evoé!

Unknown disse...

Muito orgulho de você meu amigo!
O sucesso será seu companheiro!!