sexta-feira, 15 de novembro de 2013

X CONGRESSO BRASILEIRO DE TROVADORES E CAMPOESIA

Neste ano de 2013 estive em dois eventos importantes para a minha carreira literária. O primeiro foi o X Congresso Brasileiro de Trovadores, na pacata Ibiraçu\ES, sobre a coordenação do escritor, poeta e trovador Clério José Borges, de 09 a 06 de outubro, no qual viajei na companhia dos poetas Irineu Baroni, Luiz Gonzaga Marcelino e das trovadoras Lucília Cândida Sobrinho e Maria Lúcia Godoy e pude ver a  beleza dos Corais Arcelor Mital e  Le Memorie, pude também participar de uma palestra com o poeta paraibano Ricardo Bezerra, (na companhia do Padre Padre Marinaldo Serafim que co-celebrou no último dia a Missa em Trovas junto com Dom Décio Sossai Zandonade, da Diocese de Colatina), o trovador paulistano Arlindo Nóbrega. Cantei nas ruas da cidade junto com a Serenata dos Trovadores, assisti a apresentação de bandas marciais. Neste importante evento pude rever a trovadora Neiva Fernandes, a cordelista Kátia BóbbioAgostinho Rodrigues, Dalva Meirelles e conheci novos amigos, tais como Ruth Farah, e a excêntrica trovadora Maria José de Figueiredo Ciriaco. Conheci o prefeito da cidade Eduardo Marozzi Zanotti, o Duda Zanotti, o Vice Prefeito Diego Krentz, o Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Loureiro Moro,  Mas posterior ao evento, perdemos o trovador Moacir Malacarne, que desde 1985 vinha participando do Congresso e o gerente de cultura de Ibiraçu, Rogério Pereira, o que nos deixou muito tristes.
O X Congresso Brasileiro de Trovadores este ano foi dedicado a memória do trovador Eno Teodoro Wanke.

De 07 a 09 de novembro estive em Campo Largo\PR, no 4º Campoesia – Salão Nacional de Poesia de Campo Largo, sob a coordenação do poeta e escritor Luiz Zanotti. Lá pude rever os amigos Jurandir Barbosa e Deomídeo Macedo e conhecer novos amigos, tais como o argentino Miguel Almada, que criou a Academia Campolarguense da Poesia, a poeta Alice Godke, Elisane Azevedo, organizadora e divulgadora do Evento; Bruno Franco Wagner, Criador do Blog e organizador do Evento, Avanir Mastey, Secretário de Educação, Cultura e Esporte; Lindamir Ivanoski, Vereadora e membro da Academia Campolarguense da Poesia; Gladis Chemin Miró. Diretora do Departamento de Cultura de Campo Largo; José Vilseki, poeta, escritor e diretor teatral; Joanita, Professora da Escola Municipal Policarpo Miranda; Patrícia Penkal de Castro, Syonara Fernandes, Renata Vargas, Luis Amauri Leprevost, e Carlos Alberto Alves, Palestrantes no Simpósio Acadêmico Uniandrade; Margarete Boaron, responsável pelo Projeto "A Praça é do Artista"; Ramiro de Oliveira Júnior, Professor de redação para vestibular; Cleber Fabiano da Silva, Professor de técnicas de elaboração de escrita; os poetas Luiz Fernando da Silva, Araí dos Santos; a excelente cantora Milena Silva; a artista Plástica Jeane; a jornalista Christina Minuzzo; Maria Solangela da Silva Pinto que foi amigavelmente nossa motorista; Atílio Gionedis, presidente de Honra do Internacional Esporte Clube; Carlos Ronaldo Gionedis, Presidente do Internacional Esporte Clube; assistimos a apresentação do Grupo Teatral “Amigos do Peito”, assim como me encantei com a apresentação do Coral Canarinhos de Campo Largo, sob a batuta do Maestro Théo de Petrus; demos entrevista no programa da TV Transamérica sob o comando do jornalista De Paula; entre tantos outros.
Abaixo deixo algumas fotos dos dois eventos. As fotos do X Congresso Brasileiro de Trovadores em Ibiraçu\ES, foram clicadas pelo poeta Irineu Baroni e as do 4º Campoesia foram clicadas por Elisane Azevedo e Deomidio Macedo.
Abraços e até os próximos.
Obs: mais importante disso tudo foi conhecer os dois mais lindos poemas de Luiz Zanotti: Luiza e Roberta Zanotti. Luiza puxou o pai e também é poeta e dela reproduzo um poema, o qual vai abaixo para leitura.

Uma múmia cheio de estilo

Cleo é uma múmia cheio de estilo ela é linda ela tem um bichinho que se chama draculalaura ela gosta de se olhar no espelho ela tem uma irmã.

Luiza zanotti


3 comentários:

Irineu Baroni disse...

Parabéns pelo blog, Poeta Rogério Salgado, amigo da poesia, das viagens, companheiro de situações inusitadas em nossas viagens e com quem aprendo muito sobre a vida...

Chris Minuzzo disse...

Olá, amigo, tudo bem?
Você tem face, pra que eu possa compartilhar algumas notícias?
Abraços,
Chris Minuzzo
Campo Largo/PR

Grupo Intermidia disse...

e lá vai mais um de Luiza
sol muito sol
o sol é forte, é muito quente
a chuva é fria, a chuva é o frio
eu tenho medo da chuva
eu não tenho medo do sol