sexta-feira, 15 de junho de 2018

“POEMAS FORTUITOS & PROSAS SINGELAS”: POESIA E PROSA, ANTES DE TUDO, HUMANA*



Não gosto de poesia extremamente técnica e fria, gosto de emoção. Gosto de ouvir pessoas contarem suas vidas sem lapidarem seus sentimentos. Gosto daquilo que é sincero e puro. Gosto do que é humano.
Em “Poemas fortuitos & Prosas singelas”, (Editora São Gerônimo), a poesia de Nívea Reis é assim: pura e sincera, sem preocupações estéticas. Apenas nos diz o que vem da sua alma. Por isso, emociona. Se há rimas, elas são espontâneas e essa espontaneidade dá uma certa beleza aos seus versos. Confesso que gosto e muito dos versos de Nívea Reis.
Sua poesia antes de tudo tem sinceridade e fala com humanidade. É um desabafo em versos. Vi muito isso em Manoel Bandeira: “Por trás da indignação,\Desejo de melhorar.\Por trás da agressividade,\Desejo de me defender.\Por trás da insegurança,\Desejo de ser protegida.\Por trás do mau humor,\Desejo de ser feliz.\Por trás de tudo isto,\Desejo de amar e ser amada!”
O sabor e a leveza que vêm na sua poesia, nos lembra uma criança a nos dizer coisas, dessas que nos surpreende a cada instante. E a verdadeira poesia, assim como as crianças, são puras de coração. Os poemas deste “Poemas fortuitos & Prosas singelas” são pérolas sem lapidação, aquelas que não precisam porque já nascem cobertas de beleza natural. Daí a sua força a nos dizer verdades.
A vida do poeta é diferente. É uma vida de questionamentos, já que sua percepção vai além dos que não carregam em si, a sensibilidade. E esse fato que diferencia o poeta está justamente no que lemos em sua obra: “Senhor, permita me saber,\Porque há no mundo tanta dor,\Porque há no mundo tanto sofrer\Se o Senhor é todo amor?\Quantas tragédias aconteceram\Quantos crimes hediondos\O Cristo em abandono\Quantos mártires pereceram...\Ó! Senhor de todos os corações\Não permitas que todos os dias\Tantos inocentes em orações\Continuem perdendo suas vidas\Ó! Senhor Absoluto\Permita que doravante\Todos os teus filhos em luto\Vislumbrem um futuro brilhante!”
Na segunda parte do livro observamos sua poesia mais próxima daqueles que verdadeiramente ama: uma poesia mais íntima e que por assim ser, traz em suas palavras, a proximidade com o leitor. Taí a sua maior grandeza: dividir sua alma com quem está mais próximo.
Mais além, em “Pensando nele...” descobrimos em sua intimidade, o amor. Aqui, a poeta se desnuda sem pudor e sem receios e abre seu coração apaixonado. E qual ser humano nunca se apaixonou? Transformar esse sentimento em poesia, isso cabe aos poetas e Nívea Reis sabe como poucos, realizar esse feito:“Mais uma vez me inspiro\Na tua imagem duradoura\A qual me arranca suspiros\Numa paixão imorredoura\Quero de relance lhe propor\O que para mim é um prazer\Provar o doce mel do amor\Que dos teus lábios está a correr\Mas algo me faz ponderar\É preciso paciência\ É preciso esperar\Algum dia hás de descobrir\Quão puro é o meu amor.”
Em “Prosas singelas” que encerra o livro, descobrimos uma prosadora que faz reflexões vívidas e vividas em seu dia a dia. Nas duas únicas crônicas escritas em inglês, nas quais percebemos que a autora vai além da sua língua pátria,
escrevendo com naturalidade nesse idioma, ela nos diz de seus desejos de outrora, quando queria ser como artistas que tanto admira, mas que hoje se sente feliz em ter vivido essa ilusão de criança, assim como também nos faz refletir sobre a mocidade e a velhice, que as duas podem (e devem) caminhar juntas. Aqui, sua emoção vai além e diz o que tem de dizer, apenas pelo fato de ser, antes de tudo, um ser humano pensante.
“Poemas fortuitos & Prosas singelas” é isso, um livro para se ler sem pretensões, mas apenas num desabotoar de sentimentos, deixar-se invadir pela poesia humana, essa poesia de Nívea Reis.
Contato: niveaescola@hotmail.com(31) 996269880

*Prefácio do livro escrito por mim.

Nenhum comentário: