sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

MEU LIVRO PELA COSTELAS FELINAS







Entrei 2020 com bons fluidos e novidades. É que completei 66 anos dia 6 de janeiro e comemoro 45 anos de carreira poética, iniciada nos idos de 1975 em minha terra natal, Campos dos Goytacazes-RJ. E uma das coisas boas e importantes na minha carreira está o livro “Envolver na criação”, com uma tiragem de 50 exemplares, pela Edições Costelas Felinas, de São Vicente-SP e que será uma compilação dos 45 poemas que mais gostei de ter escrito ao longo de minha longa estrada, com capa do artista plástico Vander Lúcio. Venho acompanhando a trajetória bem sucedida dessa Editora e o que ela tem feito pelo autor iniciante. 
A Costelas Felinas é uma editora liderada por Cláudia Brino, poeta e diagramadora da editora, que também edita a revista poética Cabeça Ativa, com vários livros lançados; e Vieira Vivo, poeta, letrista, co-editor e encadernador da Editora e também editor da Revista  Cabeça Ativa, membro, nos anos 80, do Grupo Picaré e atual membro do Clube de Poetas do Litoral - CPL e da IWA - International Writers Association. 
Atualmente, uma das editoras mais respeitadas do país, a atividade das Edições Costelas Felinas é unicamente a publicação de livros artesanais. São livros feitos à mão, impressos, dobrados, costurados, encadernados, refilados e finalmente entregues. Segundo Cláudia Brino, primeiramente eles criaram a revista Cabeça Ativa, que tem a proposta de, trimestralmente, editar uma “mini-antologia” com temas específicos, unindo poetas alternativos, consagrados e estrangeiros num mesmo contexto informativo. A revista é voltada para assinantes (e eu sou um deles).
Segundo Cláudia Brino: “A ideia surgiu com a decepção de ver meu primeiro livro, publicado pela Editora Scarpitta de São Paulo, muito mal elaborado, desde a feitura interna até a capa. Para não ficar desestimulada, resolvi aprender encadernação para fazer meus próprios livros e foi exatamente o que fiz. E mesmo com a dificuldade do material, na época bem mais caro e também de difícil manuseio, deu para editá-los. Somente em 2008, com a modernidade e a facilidade a favor, mas principalmente com a entrada do poeta Vieira Vivo, é que a Edições Costelas Felinas passou a ampliar seu trabalho para outros escritores/poetas. (...) Na edições Costelas Felinas eu entro com a parte de diagramação e depois nós dois fazemos a impressão e a encadernação dos livros. O mesmo ocorre na feitura da revista Cabeça Ativa. (...) Costelas Felinas era o título de um livro meu que nunca foi editado. A história era apenas de gatos e a capa era o raio x de minhas costelas. Daí o nome da editora artesanal.”
 A Edições Costelas Felinas já publicou (e continua publicando) livros de escritores de renome e importantes para a literatura brasileira, tais como Irineu Volpato e Luiz Otávio Oliani. Para mim, é um orgulho também fazer parte desse time.
Contatos com a Costelas Felinas: www.artesanallivros.blogspot.comlivroscostelasfelinas@gmail.com – (13) 98139.1967.

Fonte: pesquisa internet.


4 comentários:

Guardiões do planeta Terra disse...

Sucesso em 2020 meu amigo! Parabéns por mais essa publicação. Forte abraço, Adriana Diniz

anita disse...

Parabéns!
Vem aí uma publicação artesanal de um poeta essencial.
Com carinho.
Anita

Irineu Baroni disse...

Sucesso ao meu amigo irmão poeta Rogério Salgado e a Cláudia Bruno pelo excelente trabalho...

Marcio Malheiro de Carvalho disse...

Que bacana! Quero ler!
Sucesso querido!
Parabéns e um forte abraço.
Adriana