sábado, 25 de julho de 2020

“CADERNO DE VIAGEM”, UMA AVENTURA LITERÁRIA: DE JOSÉ ROBERTO GARBIN E EDUARDO WAACK



Nos anos 70, eu e meu parceiro musical íamos de carona participar de festivais de música pelo interior do estado do Rio de Janeiro, com algumas incursões por Minas Gerais. E ao sabor de um baseado e alguns chás de cogumelos (éramos jovens e se os Beatles usavam, por que nós não usaríamos?) subíamos no palco e levávamos, na maioria das vezes, um troféu para casa. Hoje, mais de quarenta 40 anos depois de tomar juízo e decidir se tornar um careta a base de água mineral, recebo o livro “Caderno de viagem”(Edições O Boêmio) de José Roberto Garbim e Eduardo Waack que, tomando Coca-Cola seguiram rumo “Brasil, Argentina e Paraguai de carona” numa viagem inesquecível, dessas que o leitor após a última página, sente inveja de não ter sido o protagonista dessa história.
Essas lembranças foram transportadas para as páginas de um livro, a partir do diário de José Roberto Garbim e ao qual foram agregadas as memórias e observações de Eduardo Waack), que narram à aventura de 25 dias de dois adolescentes residentes em matão, interior paulista, prestes a alistar-se no serviço militar obrigatório (do qual se safaram) e com a cara e a coragem, foram como Jack Kerouac no clássico “On The Road”, correr estrada afora.
“O ano de 1981 de sonhos e planejamento. Em março, numa noite regada à cerveja na Lanchonete Jandaia, ponto de encontro da juventude matonense, entre o final dos anos 1970 e inicio dos anos 1980, combinamos de fazer uma viagem de carona pelo sul da América do Sul. O projeto inicial previa Brasi, Uruguai, Argentina Chile e Paraguai, mas a realidade nos permitiu fazer uma versão reduzida da planejada, envolvendo Brasil, Argentina e Paraguai. (...)”
A saga inicia-se em Matão, cidade na qual moravam (e ainda moram), passando por Pato Branco, Eldorado, ambos estado do Paraná; indo direto para San Ignacio, Posadas, na Argentina; Fernando de La Mora, Paraguai; voltando pelo Paraná via Foz do Iguaçu, Pato Branco, Curitiba; chegando a capital paulista e encerrando em Porto Feliz, ambos estado de São Paulo. Nessa aventura, ficando algumas vezes em casa de amigos, também fizeram novos amigos.
Para compreender a narrativa deste livro é preciso situar-se em seu momento histórico: início dos anos 1980. A América Latina vivia sob o domínio do medo, com ditaduras sufocando as instituições e suprimindo as garantias individuais. Brasil, Argentina e Paraguai, apoiados pelos Estados Unidos, não eram exceções. No Paraguai, o general Alfredo Stroessner instaurou em 1954 um regime marcado pela brutal repressão popular. Em 1964, no Brasil, os militares depunham João Goulart, tomando o poder, levando o nosso país a torturas e mortes de quem era contra o regime. Na Argentina, um feroz golpe em 1976 fez surgir um regime militar que causou a morte de milhares de pessoas, e o desaparecimento de tantas outras. Era arriscado ser diferente e as pessoas tinham medo da própria sombra. A democracia só voltaria ao nosso país, em tese, em 1984.
“Caderno de viagem” leva o leitor a uma viagem divertida, onde os autores revelam encontro com amigos e o inicio de novas amizades, difícil nos dias de hoje, com a violência não velada como naquela época, mas escrachada aos extremos para quem quiser sentir receio. É um livro que se lê numa sentada só e que nos faz sentir aquela vontade de voltar à primeira página.
“Caderno de viagem” tem ilustração da capa por Fabrício Lima, apoio cultural de Garbeer Cerveja Artesanal, empresa que merece destaque por acreditar na cultura e vem ilustrado com fotos da viagem e poemas de Eduardo Waack e é um livro que nos leva a viver junto aos autores, essa fantástica aventura. Vale ler e se aventurar nas páginas desse livro, que eu recomendo.
Contato com os autores: jrgarbim@gmail.com e eduardowaack@gmail.com

3 comentários:

Guardiões do planeta Terra disse...

Kkkkk que aventura meu amigo Rogério Salgado! Esse livro deve ser muito bom! Um forte abraço.

anita disse...

A aventura juvenil rendeu histórias, memórias e um livro.
Um saldo positivo e devidamente registrado.

Unknown disse...

Gratidão, irmão querido! A vida é uma viagem maravilhosa repleta de aprendizados...